Olá pessoal, como devem ter visto no meu post, estou fazendo um diário de leitura do livro Trono de Vidro. Caso não faça ideia do que estou falando e queira entender melhor o que se passa aqui no blog, é só clicar no link. (Diário de Leitura - Trono de Vidro #1). Retornando para o que interessa. Eu admito que não li muito, passei a semana viajando então não tive muito tempo para ler, cada pausa que tive eu li um pouquinho. Aqui vai.


Progresso da leitura: 82 páginas de 390
4 estrelas

Capítulos 3 à 10  

Esses capítulos foram bem esclarecedores,eles me fizeram repensar as antecipadas opiniões que tive sobre o livro, não foram capazes de me prender bastante, mas fizeram com que eu  realmente gostasse da história. Entendo que estou no começo da história e por isso eles possuem um caráter mais introdutório e tenho certeza que a ação se aproxima.
Dando continuidade a narrativa Celaena após aceitar a oferta do príncipe é levada da prisão. Durante esse deslocamento feito pela protagonista, em um certo momento eles chegam em uma floresta, conhecida como a Floresta de Brannon e é nessa floresta que nós realmente entendemos o porquê da magia ter acabado em Adarlan. O rei acredita que a magia é uma forma de insulto aos deuses, por conta disso ele proclamou que ninguém deveria usá-la, mal sabia o rei que a magia se extinguiu não por seu decreto, mas sim por conta de horrores que viriam a acontecer no país. Continuando seu rumo em direção ao reino, nós ficamos cientes sobre um pouco da história de Celaena e como foram seus primeiros dias nas minas de sal, onde passou aproximadamente um ano. Nesse capítulo também tem uma coisa que me deixou um tanto curioso, uma pequena mudança no ponto de vista que a história é narrada, desde o começo foi narrado pela Celeana e em uma pequena parte do capítulo o narrador foca na visão do príncipe, achei um tanto interessante, espero que a autora saiba mudar a forma como conta a história ao trocar de protagonista, para não ficar algo meio Convergente onde às vezes não sabia quem narrava, todavia que a autora escrevia da mesma forma para ambos os pontos de vista.


Chegando ao reino, nós finalmente conhecemos o grande Rei. Não pelo ponto de vista de Celaena, mas sim pelo do príncipe. Nesse pequeno momento em que vemos a relação de pai e filho, já percebemos que há algo de errado ali. A relação de pai e filho é totalmente abusiva, o rei quer mandar em tudo que o filho (que é maior de idade) faz. Particularmente achei interessante isso, pois querendo ou não é uma crítica as relações abusivas que ocorrem dentro de casa. Desde o começo do livro, nós leitores sabemos que o príncipe é uma espécie de "garanhão", esse é um dos motivos de seu pai ser tão abusivo em relação ao filho, tem uma citação que diz o seguinte "Case-se com uma mulher decente, me dê um ou dois netos e pode fazer o que quiser" (citação não oficial)  essa foi até agora a cena que mais me chamou atenção para o livro, geralmente livros que em algum momento me tragam essa temática me interessam muito, pois relações abusivas acontecem a todo momento na nossa sociedade, independente do que for.
Na minha opinião o livro está fluindo bem, sem muito enrolação, é tanto que no capítulo em que Celaena encontra o rei foi questões de duas ou três páginas. Contudo, o livro não conseguiu me prender, estou escrevendo esse post na segunda-feira (dia 25/07), sendo que li esses capítulos a quase 4 dias e ainda não li nada a mais. Não sei se lembram, mas no meu post de número #1 eu tive um probleminha com a protagonista, como ela se achava a "tal" do pedaço. No próprio post eu falei que isso poderia ser uma primeira impressão, todavia que eu amo personagens com personalidades fortes, acontece que realmente foi só um bullying rápido, Celaena evoluiu bastante, assim como os outros personagens, em apenas 86 páginas teve uma grande exploração entre os personagens. Tal como Celaena e Chaol (capitão), Celaena e Dorian (príncipe), etc. Eu estou gostando de ver essa interação entre os personagens, no fundo já podemos perceber a pequena chama de romance florescendo nos corações, o que pode ser preocupante. Eu percebi (acho) que terá um triângulo amoroso entre a assassina, o príncipe e o capitão da guarda. Eu já tive algumas más experiências com livros de ficção com um lance voltado para mais ação onde o triângulo amoroso não deu muito certo. Tenho medo de que nesse livro aconteça o mesmo, já que tenho grandes expectativas em relação ao tal.
Infelizmente nenhuma marcação, o que me deixa surpreendido, não vi nenhuma citação ou até mesmo parte do livro que me deixasse intrigado.
Apesar de tudo, estou gostando da leitura, é leve, calma, de fácil compreensão. Espero poder engatar realmente na leitura e trazer mais opiniões para vocês.
Tchau, tchau e até o próximo Diário de Leitura - Trono de Vidro

Deixe um comentário